quinta-feira, 21 de julho de 2011

Para quem gosta de vinho …

Nosso post de hoje vai explicar um pouquinho mais sobre vinhos. Se você é daqueles que gosta de apreciar a bebida, mas que entende pouco sobre essa arte, confira:
Demi-Sec: termo francês que caracteriza champagne, espumante ou vinho branco meio seco, ligeiramente doce.
Denso: são aqueles vinhos que “enchem a boca”. Normalmente eles têm bastante tempo de madeira ou vieram de regiões com clima ensolarado.  Esse vinho tem maior quantidade de açúcar e álcool. Também são chamados de vinhos encorpados pouco tempo engarrafado
Duro:  é o tipo de vinho que pega na boca. É um vinho novo que vai para o mercado pouco tempo após ser engarrafado. Apresentam pouco ou nenhum estágio de madeira.
Fechado: é um vinho novo que não teve tempo de aprimorar sua potencialidade com o descanso em garrafa. Geralmente tem pouco aroma e gosto severo.
Floral: essa variedade revela os aromas que sugerem flores como jasmin, flor de laranjeira, acácia, rosas, entre outras.
Fortificado: é muito saboroso. Tem sua fermentação interrompida pela adição de aguardente vínica, conservando um parte do açúcar. O exemplo mais conhecido é o vinho do porto.
Foxado: a palavra vem do inglês “foxed” e indica que o vinho está com cheio ruim de pelo de raposa ou, na versão brasileira, de cachorro molhado. Acontece geralmente com zurrapas feiras com uvas americanas, impróprias para o processo de vinificação (uvas de mesa)
Franco: é aquele que agrada logo no primeiro momento e não apresenta nenhum problema.
Frutado: é aquele que mostra em seus aromas a semelhança com frutas. Nos tintos é mais comum a presença de frutas vemelhas como amora, framboesa, cereja, mirtilo e, nos brancos, pera, maça, pêssego, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário