sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DAS ENTRADAS NA ALTA GASTRONOMIA

Quando vamos a algum restaurante ou participamos de algum evento mais formal, nos deparamos com diversas novidades da gastronomia. Além das mais variadas e incrementadas receitas, as formas de preparar e servir a refeição também surpreendem muita gente. Segundo o chef de cozinha Carlos Henrique Mancuso – da equipe do Centro Europeu – uma das mais importantes etapas de um cardápio completo, variado e sofisticados são as entradas. “Elas desempenham um papel básico, pois são servidas no início da refeição para excitar o paladar e estimular o apetite. Em sua maioria as entradas são valorizadas por uma cuidadosa apresentação e devem impressionar desde o momento em que entram em um restaurante”, comenta o chef. Carlos disse ainda que as entradas, que devem ser servidas sempre em pequenas porções e com sutilidade, podem ser quentes ou frias.

Como servir entradas? E para servir as entradas, é preciso apostar em equipamentos modernos e funcionais. Por isso, nada melhor do que porcelanas em miniaturas para transformar esta etapa do cardápio em um momento muito especial da refeição.A dica é utilizar a linha Chef Gourmet da Germer, que traz diferentes opções em miniaturas para servir pequenas porções de forma inovadora e funcional. Estas peças são muito comercializadas para servir o Finger Foods, que são uma nova tendência da alta gastronomia, inclusive para servir entradas. O estilo é prático, informal e permite que as pessoas possam provar várias opções de um cardápio, podendo também saborear os alimentos em pé.

RECEITA PARA ENTRADA: CREME DE ABÓBORA COM RAGÚ DE CAMARÃO
Chef  Rafael Guimarães
 CREME
180g de abóbora(cabutiá)
Caldo de peixe
20g de cebola
20g de manteiga
Salsinha
Sal
Pimenta a gosto
Parmesão
 CREMEEm uma panela, cozinhe a abóbora até que fique bem macia. Após esse processo escorra a água e puxe na manteiga o alho, cebola e abóbora. Em um liquidificador ou termomix, bata a abóbora juntamente com o caldo de peixe. Voltar para a panela e cozinhar.
RAGÚ DE CAMARÃO
120g de camarão
Alho
Cebola
Manjericão
Sal
Pimenta a gosto
Molho pomodoro e tomate fresco
Salsinha
 RAGÚ: Em uma panela acrescente azeite, alho, cebola, manjericão. Frite o camarão após esse processo e flambe com conhaque. Acrescente sal, pimenta, tomate fresco e o molho pelatti ou molho sugo e finalizar com salsinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário