terça-feira, 23 de agosto de 2011

O queridinho azeite de oliva!


Para algumas pessoas o azeite de oliva é presença obrigatória nas refeições. Esse óleo, que já faz parte da nossa história há mais de 6000 anos, é extraído das azeitonas, frutos das oliveiras, e possuem classificações de acordo com sua extração, processamento e nível de acidez. A variação da acidez depende do processo utilizado para obter o sumo, sendo aquele que passou por menos etapas o azeite com menor acidez e excelente qualidade.


A extração sem o uso de altas temperaturas, alta pressão e de solventes químicos também garante que as propriedades nutricionais do óleo de oliva – assim como de todos os óleos vegetais – se mantenham e se tornem bons aliados da nossa saúde.



A denominação azeite de oliva cabe somente ao sumo derivado exclusivamente das azeitonas, já os azeites misturados a outros tipos de óleo recebem o nome de óleos compostos.

Confira as principais variações desse ingrediente:

Azeite extra-virgem: é o óleo de melhor qualidade, extraído na primeira prensagem da azeitona. A retirada do sumo deve ser feita a frio a partir de um procedimento mecânico. Seu nível de acidez deve ser, no máximo, de 0,8% – sendo que os melhores ficam em 0,4 e 0,5% – e não pode receber nenhum refinamento químico, apenas a filtragem. É recomendado consumi-lo cru, em saladas, pães, queijos e em receitas que não vão ao fogo.

- Azeite virgem: é extraído na segunda ou terceira prensagem da azeitona, também somente de forma mecânica. Seu nível de acidez deve ser de até 2% e seu sabor, em relação ao extra-virgem, é mais adocicado e menos acentuado. É indicado seu uso para receitas que vão ao fogo.

Azeite refinado: sofrem tratamento químico para neutralizar seu sabor intenso e reduzir sua acidez, que deve atingir, no máximo, 0,3%. Nesse processo, o óleo perde muito do seu aroma, cor e sabor original. São adquiridos a partir da terceira prensagem ou de frutos que não obedecem às exigências de azeites virgens e extra-virgens. São mais adequados para frituras.

Azeite puro: é a mistura do azeite refinado e virgem. São menos concentrados, de sabor suave e preço bem mais baixo em relação aos outros tipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário